Área de soja, arroz e milho terá queda de 9,2% em MS
Apesar da redução da área de soja, produtividade pode ser maior.
A produção das culturas da soja, milho e arroz devem perder cerca de 190 mil hectares (ha), ou o equivalente a uma redução de 9,27% na área em Mato Grosso do Sul na próxima safra, de acordo com estimativas do primeiro prognóstico das áreas plantadas ou a plantar e da produção agrícola para a safra de 2007, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, o plantio, que foi de 2.054.508 ha com as três principais culturas na safra passada, deverá cair para 1.863.948 ha.
A retração, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Sementes Mudas de MS (Aprossul), Carmélio Romano Roos, é fruto do endividamento de muitos produtores rurais e da consequente falta de crédito para o plantio. “Muitos agricultores estão sem recursos e vão deixar de plantar. Teremos grandes áreas com terras ociosas no Estado”, afirmou Carmélio.
O IBGE estima que somente a área plantada com soja seja reduzida em 179.139 hectares (9,39%) na próxima safra, caindo dos 1.907.688 hectares colhidos em 2006 para 1.728.549 hectares em 2007. Para o presidente da Aprossul, a redução na área da oleaginosa é forte indicativo da situação enfrentada pelos produtores.
– Os agricultores não possuem dinheiro para comprar as sementes e o adubo, e não possuem crédito ou garantias solicitadas pelos bancos e revendedoras para adquirir os insumos. Na prática, muitos não têm como plantar – frisou.
Carmélio explica que os produtores estão tentando arrendar as áreas que não serão ocupadas com a soja, mas o mercado de arrendamento de terras amarga o mesmo ritmo da sojicultura, com fraco interesse por novas áreas. “Vemos os produtores que não vão plantar prestando serviços em lavouras de outros agricultores ou emprestando maquinários na tentativa de conseguir alternativas para viabilizar a própria produção”, relatou.
Arroz
A área plantada com arroz, ainda pequena no Estado, deve sofrer redução de 5,2% na próxima safra, passando para 40,7 mil hectares, enquanto na safra 2005/2006 foram cultivados 42,9 mil hectares em MS. A produção estadual de arroz deve atingir 212,4 mil toneladas na safra 2006/2007, o que significa aumento de 13,1% em relação à última safra, quando foram colhidas 187,7 mil toneladas de arroz no Estado.
A justificativa para a alta é a projeção de melhor rendimento da cultura. O IBGE estima que cada hectare cultivado com arroz em MS vá render 5,2 mil quilos do grão, contra 4,4 mil quilos na safra 2005/2006. Em todo o País, a produção de arroz no próximo ano deve somar 10,6 milhões de toneladas.