IBGE derruba previsão de safra de arroz no Brasil
Na estimativa nacional, a produção esperada é de 10,633 milhões de toneladas, inferior 7,64% à obtida em 2006.
O primeiro prognóstico do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surpreendeu a cadeia produtiva do arroz. Na estimativa nacional, a produção esperada é de 10,633 milhões de toneladas, inferior 7,64% à obtida em 2006. Ainda segundo o IBGE, esta retração se deve ao Rio Grande do Sul, principal produtor, que apresentará redução produtiva de 17,16%: 12,74% na área plantada e 5,10% no rendimento médio.
Segundo o levantamento, as baixas reservas hídriceas das regiões da Campanha e Fronteira Oeste provocam a redução na área de plantio no Estado.
O IBGE destaca, ainda, que o Mato Grosso, principal estado produtor deste cereal no Centro-Oeste, registra uma pequena recuperação na área cultivada (2,58%) tendo em vista os problemas dos sojicultores na captação de crédito, além dos fatos do arroz ter baixo custo de produção e dispor de novas variedades com alta produtividade (até 70 sc/ha).
O levantamento do IBGE foi realizado antes das chuvas das últimas semanas, que recuperaram significativamente os manaciais do Rio Grande do Sul. Ainda assim, a previsão de safra do IBGE fica 5,7% abaixo da menor expectativa da Conab, que é de 11.292,7 milhões de toneladas para a safra nacional 2006/07. A cadeia produtiva do arroz no Rio Grande do Sul prevê uma redução de área entre 0,5% e 6%.