Arrozeiro deve buscar informações oficiais para irrigação
O site da Defesa Civil do Estado (www.defesacivil.rs. gov.br) deve divulgar, a partir deste sábado, dados sobre o nível dos rios dos Sinos e Gravataí.
O site da Defesa Civil do Estado (www.defesacivil.rs. gov.br) deve divulgar, a partir deste sábado, dados sobre o nível dos rios dos Sinos e Gravataí. Conforme o diretor técnico de Defesa Civil, major Aroldo Medina, a intenção é aumentar a publicidade dos dados para que os produtores saibam quando está autorizada e proibida a captação de água.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira, em reunião com a Procergs. Também foi encaminhada à Univates uma consulta sobre os custos para que a universidade monitore o nível dos rios. Medina destacou que as resoluções 29 e 30 do Conselho de Relações Hídricas ainda estão em vigor. Com isso, a captação de água para irrigação das lavouras orizícolas somente está autorizada quando o nível estiver acima do ponto de alerta.
Quando o rio estiver no nível de alerta, as resoluções prevêem captação alternada. No caso dos Sinos, é de três dias de interrupção e captação em dois. Quando estiver abaixo do índice de alerta, fica suspensa. O diagnóstico varia conforme o ponto do rio, mas, de uma forma geral, é de um metro acima do nível do mar. Devido às diferenças de medição, o produtor deve basear suas ações na Defesa Civil, e não nas réguas