Conselho do Irga pedirá continuidade do Programa Arroz RS

Em reunião nesta quinta-feira (23), os conselheiros reiteraram a posição de dar continuidade à iniciativa que elevou a produtividade e diminuiu os custos e o impacto ambiental da lavoura orizícola gaúcha.

O Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) deverá solicitar ao próximo governo a manutenção do Programa Arroz RS. Em reunião nesta quinta-feira (23), os conselheiros reiteraram a posição de dar continuidade à iniciativa que elevou a produtividade e diminuiu os custos e o impacto ambiental da lavoura orizícola gaúcha.

O Programa Arroz RS é a consolidação do planejamento de atividades do Irga visando o atendimento das demandas e necessidades da cadeia arrozeira do Rio Grande do Sul. Estão inseridos 30 projetos, nas áreas de Pesquisa e Extensão, Socioeconomia e Comunicação, sempre considerando a necessidade de fomentar e apoiar o complexo sistema de produção de arroz irrigado no Estado.

Em quatro safras, o Programa aumentou os rendimentos da cultura em 30%, passando de 5.530 kg/ha em 2002/03 para 6.679 kg/ha na safra passada. Aproximadamente mil roteiros técnicos, palestras e dias de campo foram realizados e quase seis mil pessoas treinadas e capacitadas, entre técnicos, agrônomos, produtores e trabalhadores da lavoura.

O Irga realizou mais de 30 convênios com Instituições, Fundações e Universidades para sustentar o Programa Arroz RS. Entre os projetos mais importantes inseridos neste Programa, estão o Projeto 10, Projeto Exportação, a Campanha de Incentivo ao Consumo, Gestão Ambiental, entre outros.

O Conselho Deliberativo representa os cerca de 15 mil produtores gaúchos, que pagam a taxa de Contribuição para o Desenvolvimento da Orizicultura (CDO). Esta taxa custeia a assistência técnica e todas as atividades da Autarquia, que é superavitária e empresta recursos para o Caixa Único. A solicitação será encaminhada a equipe de transição do próximo governo por uma comissão do Conselho.

Na reunião desta quinta-feira aconteceu, também, a posse do Diretor Comercial e Industrial, Rubens Pinho Silveira.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter