Fronteira Oeste encerra plantio com redução na área plantada
Por questões climáticas que causaram uma forte estiagem nos últimos dois anos, nesta safra a região teve redução de 20% da área plantada.
Fronteira Oeste encerra plantio com redução na área plantada
A Fronteira Oeste é considerada a maior região produtora de arroz do Rio Grande do Sul, com índices de produtividade em torno de oito mil quilos por hectare, superior a média estadual. Por questões climáticas que causaram uma forte estiagem nos últimos dois anos, nesta safra a região teve redução de 20% da área plantada. O plantio já foi finalizado.
Para o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Uruguaiana, Gustavo Hernandes, muitos produtores plantaram fora de época, ainda no aguardo das chuvas de outubro. Assim, o florescimento da planta irá acontecer com baixa irradiação solar, podendo comprometer a produtividade.
– Houve casos em que os produtores plantaram acima da capacidade dos mananciais e acabaram não irrigando essas áreas – explica Hernandes.
Conforme acompanhamento do Irga, na Fronteira Oeste a intenção de plantio é de 240 mil hectares. Mesmo com os problemas de déficit hídrico, a região tem os dois municípios com maior área plantada: Uruguaiana (77 mil hectares) e Itaqui (64 mil hectares). Em todo o Estado, a expectativa é o plantio de 922.840,00 hectares. A área é 10% menor que na safra 2005/06.
O Presidente da Autarquia, Maurício Fischer, confirma a redução da área plantada, mas ressalta que o Instituto trabalha para aumentar a produtividade.
– Todos os projetos do Irga buscam elevar os rendimentos da lavoura, diminuir custos e promover a sustentabilidade ambiental – afirma.
Fischer acrescenta que a produtividade aumentou em 1,5 mil quilos por hectare em apenas três anos do Programa Arroz RS.