Falta de chuva preocupa produtores de arroz do sul gaúcho
situação mais critica ocorre na região do município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do estado, onde uma estiagem que começa a se configurar obrigou a prefeitura a realizar aberturas de aguadas para amenizar o problema.
Um período prolongado de chuvas escassas que vem ocorrendo nas últimas semanas já começa a preocupar os agricultores do Sul Gaúcho em relação à safra em andamento de arroz, sendo que algumas propriedades registraram perdas consideráveis. A situação mais critica ocorre na região do município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do estado, onde uma estiagem que começa a se configurar obrigou a prefeitura a realizar aberturas de aguadas para amenizar o problema.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal da Agricultura, a falta de chuva baixou consideravelmente o nível dos principais mananciais da região, incluindo as lagoas dos Patos e Mangueira, o que dificulta a irrigação das lavouras. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acrescentou que Santa Vitória do Palmar registrou somente sete dias de chuviscos em janeiro, sendo que o total acumulado no mês chegou a 3.2 mm, o que representa menos de 5% da média histórica mensal (105 mm).
Na segunda-feira, a rápida passagem de uma frente fria provocou chuva forte na cidade, com um volume de 29 mm. Nos próximos dias, entretanto, o sol voltará a predominar entre nuvens e só ocorrerão trovoadas isoladas.