Lideranças tentam reverter tendência de queda no preço do arroz
A meta é conscientizar os produtores a não vender o produto por menos de R$ 22,00.
A valorização da produção orizícola é o mote da campanha que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Federarroz e Farsul iniciaram nesta sexta-feira (09). A meta é conscientizar os produtores a não vender o produto por menos de R$ 22,00 já que o governo federal anunciou mecanismos que vão dar garantia à comercialização da safra.
Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, estes mecanismos estarão em operação na 17ª Abertura Oficial da Colheita de 02 a 04 de março, em São Gabriel.
– Os 700 milhões de reais que o governo irá disponibilizar serão suficientes para comercializar 1,75 milhão de toneladas de arroz no Estado – afirma.
A campanha de valorização do cereal também tem outros enfoques. O arroz gaúcho é considerado o de melhor qualidade do Brasil, reconhecido mundialmente com o incremento das exportações na safra passada.
– É lamentável que os preços estejam tão abaixo do custo de produção, pois sabemos do esforço dos produtores para alcançar bons índices de produtividade – finaliza.
Nesta semana a cotação do produto chegou a R$ 18,85, uma queda de 3,18% em relação a sexta-feira anterior.