Abertura da Colheita do Arroz terá participação da Emater

A Emater/RS-Ascar participa da Abertura Oficial da Colheita do Arroz com exposição regional de artesanato, elaborado a partir de cascas, folhas e grãos de arroz.

A 17ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2007 acontece no próximo domingo, 4, às 10h30, em São Gabriel, junto à Granja Piraí. A Festa inicia nesta sexta-feira, dia 2 de março, e será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em São Gabriel, a 320 quilômetros de Porto Alegre. A Emater/RS-Ascar participa da Abertura Oficial da Colheita do Arroz com exposição regional de artesanato, elaborado a partir de cascas, folhas e grãos de arroz. Também vai disponibilizar o Laboratório Móvel da Gerência de Classificação e Certificação que, com uma maquete, demonstrará formas de armazenagem de grãos.

– Como haverá uma lavoura de arroz próxima, essa servirá para ilustrar os diversos serviços que a Gerência de Classificação e Certificação presta para todos os segmentos da cadeia: produtor, armazenador, cooperativa e indústria – explica o gerente João Wanderley Pereira.

A extensionista da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, Vera Lúcia de Souza, destaca que o artesanato exposto é regional. “De Uruguaiana, vamos mostrar pratos decorativos, jogos americanos, colares, bolas para ornamentos, velas e vidros revestidos com casca”, diz Vera Lúcia, ao citar ainda, de Alegrete, esculturas em madeira, e, do Assentamento Guajuviras de São Gabriel, serão mostrados arranjos com aproveitamento de folhas, “além, é claro, do tradicional artesanato em lã da Campanha”.

CLASSIFICAÇÃO DE GRÃOS

O Laboratório de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, localizado em Porto Alegre, realiza análises de grãos, com o objetivo de controlar a qualidade dos alimentos, proporcionando mais segurança alimentar ao consumidor. De acordo com a Gerência de Classificação e Certificação, em breve será realizada a Certificação da Qualidade do Arroz, identificada com selo de qualidade, através de auditorias em todas as fases, desde a lavoura até o ponto-de-venda.

Atualmente, a Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar realiza análise prévia do arroz, como rendimento e percentual de umidade. Para a comercialização do grão, é feita uma análise completa, com dados como percentuais de grãos inteiros, matérias estranhas e impurezas, grãos vermelhos, grãos gessados, grãos amarelos e umidade.

De acordo com o gerente Pereira, “realizando a análise física, o produtor pode conseguir um melhor preço, pois fica conhecendo a qualidade, de forma detalhada do seu produto”, diz, ao salientar que, “assim, na hora de comercializar o seu produto é possível obter um melhor preço com base na sua real qualidade”.

Para armazenadores e cooperativas, o serviço de Classificação de grãos favorece auditoria de processos, controle de qualidade no recebimento da safra, acompanhamento de embarque e controle da qualidade da matéria-prima. Já para as indústrias, a Classificação garante, ao vendedor e ao comprador, a qualidade padrão do produto, desde o embarque até seu destino final, através de inspeções, coletas e análises antes, durante e após o carregamento.

Além de identificar a qualidade da matéria-prima a ser utilizada pela indústria, a Classificação realiza o monitoramento e classificação do produto empacotado para comercialização em nível nacional.

– Todos esses serviços agregam ainda mais valor ao produto – finaliza Pereira.

Para mais informações sobre os serviços prestados pela Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, acesse o www.emater.tche.br .

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter