Produção de arroz ganha fôlego em Guarantã do Norte
Alguns produtores pioneiros no ramo do plantio de arroz, como o produtor Daltro Milani Machado, continuam persistindo na produção do cereal.
Apesar da crise enfrentada pelos produtores agrícolas com relação ao baixo preço do produto e o alto preço dos insumos, a agricultura do município de Guarantã do Norte encontra solidez. Alguns produtores pioneiros no ramo do plantio de arroz, como o produtor Daltro Milani Machado, continuam persistindo na produção do cereal.
Neste ano, Daltro realizou o plantio de uma área de aproximadamente 500 hectares, e a expectativa é de uma produção satisfatória e na próxima safra o produtor irá plantar também soja, milho nas áreas antigas e arroz nas terras novas.O campeão de produtividade neste ano no município, é o produtor Nírio José Knopf.
Ele aumentou sua área de produção em 30% com relação ao ano passado. A área plantada neste ano é de aproximadamente um mil e cem hectares, com expectativa para uma colheita acima de 60.000 sacas do produto. Nírio também plantou 200 hectares de milho do Cedo e está satisfeito com a produtividade, apesar da dificuldade em encontrar os insumos na região devido aos fornecedores não estarem habituados ao plantio de milho do Cedo.
Além da produção agrícola o produtor Nírio Knopf está preparado para armazenar e agregar preço ao produto com a industrialização, para isso o produtor arrendou os armazéns, secadores e máquinas de beneficiamento da Cooperativa Cira Braço Sul. O arroz produzido é comercializado na região após seu beneficiamento, e registrado com as marcas Nelore tipo 1,2,3 e Primavera.