Chuva atrasa a colheita de arroz
Cachoeirenses colheram apenas 5% de suas lavouras, quando já deveriam ter colhido 10% .
As fortes chuvas que vêm provocando estragos em várias cidades do Rio Grande do Sul já causam atraso na colheita de arroz de Cachoeira do Sul, a Capital Nacional do Arroz. Atualmente, 5% da lavoura cachoeirense estão colhidos. Porém, nesta época o município já deveria ter colhido 10% dos 37,5 mil hectares cultivados com o cereal. A umidade impede que os produtores possam colocar as máquinas na lavoura por um período maior, o que acaba atrasando esta etapa da produção.
O coordenador do Irga em Cachoeira, engenheiro agrônomo José Patrício Melo de Freitas, salienta que o vento forte é outro vilão da lavoura. As rajadas de vento têm provocado o acamamento do arroz em algumas plantações. Se os cachos ficarem na água, os grãos podem apodrecer e diminuir a produtividade.
CASTAGNINO – Na Fazenda Cedro, na Várzea do Castagnino, 15% dos 700 hectares plantados nesta safra já foram colhidos. O orizicultor Anderson Milbradt afirma que já poderiam ter sido colhidos mais de 20% da lavoura se o tempo estivesse seco.
– Perdemos quatro dias com as chuvas – observa Milbradt.
Porém, ele enfatiza que ainda é muito cedo para saber se a chuva trará algum prejuízo. O certo é que assim que o tempo permitir, a colheita terá de ser feita em um ritmo mais acelerado para recuperar os dias perdidos.
IMPROTANTE – O Irga não sabe se a lavoura cachoeirense terá alguma perda significativa. Este ano, a expectativa é de que Cachoeira do Sul tenha uma produtividade de 6,5 mil quilos por hectare.