Irga consegue a liberação de mais verbas para o arroz em Brasília
Conab confirma leilão de opções para o dia 10 de abril. Quem negociou contratos nos três primeiros leilões, poderá antecipar para maio, com pagamento em junho.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou, nesta quarta-feira (28), um novo leilão de contratos de opção pública para o dia 10 de abril. Em reunião com representantes de Irga, Farsul e Federarroz, em Brasília, a entidade garantiu, também, que os produtores que negociaram contratos nos primeiros três leilões, com vencimento em agosto, podem pedir a antecipação para maio, com pagamento em junho.
Nos leilões de contratos de opção pública, o produtor compra o direito de vender ao governo federal, em uma data futura, o produto a um preço pré-determinado. O pregão eletrônico que aconteceu na última semana teve a saca comercializada a R$ 24,35 com vencimento em agosto. Neste caso, o produtor que quiser antecipar o recebimento do dinheiro, poderá fazê-lo já para o mês de junho.
Para o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, a antecipação é positiva, permitindo que os arrozeiros tenham fluxo financeiro, em um período de vencimentos das contas da lavoura.
– As entidades vão buscar recursos para a realização de mais leilões em abril – afirma Silveira.
Outro ponto discutido em Brasília foi à agilização dos Empréstimos do Governo Federal (EGF), junto ao Banco do Brasil. O diretor do Irga explica que os produtores estão com dificuldades de conseguir os empréstimos.
– Pedimos a flexibilidade na análise de crédito dos arrozeiros – enfatiza.
As entidades solicitaram, ainda, o credenciamento de armazéns de pessoas físicas. A Conab reagiu favoravelmente ao pedido. O quinto leilão, em abril, irá ofertar 90 mil toneladas, em 3,33 mil contratos.