Irga participa da Conferência Estadual de Segurança Alimentar

No primeiro dia do evento, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoverá uma degustação de pão misto de arroz.

O acesso ao alimento de forma suficiente e permanente é uma questão de Estado. Este é o tema da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável que vai ocorrer de 19 a 21 de abril, no auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa.

A promoção é do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), vinculado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS). O evento, aberto ao público em geral, também tem como pauta a construção de um Plano Estadual de Segurança Alimentar. Mais de mil pessoas de todo o Estado estão sendo aguardadas para o evento.

No primeiro dia do evento, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoverá uma degustação de pão misto de arroz, a partir das 19 horas. A atividade está inserida no projeto desenvolvido pela Autarquia para fomentar o consumo do cereal em escolas públicas do Estado, através do uso alternativo do produto como em pães, bolos e biscoitos. Este projeto será apresentado na sexta-feira (20), às 10 horas, pela nutricionista Angélica Magalhães, que participou dos trabalhos para a inserção da farinha de arroz no Programa de Alimentação Escolar de Florianópolis.

Conforme o presidente do Consea, Miguel Montaña, o direito humano à alimentação é previsto na Constituição Federal. Por isso, é preciso garantir uma nutrição de qualidade, diversificada e adequada à população. “Este processo passa pela reforma agrária, pelo apoio à agricultura familiar, pela eficiência das políticas de abastecimento, pela vigilância sanitária dos alimentos, pela alimentação escolar, pelo aleitamento materno e pelo saneamento básico, por exemplo”.

Montaña afirma que um levantamento da condição alimentar e nutricional dos gaúchos foi realizado durante as conferências municipais de segurança alimentar. Com base nestes dados “vamos formatar a uma sugestão ao Plano Estadual de Segurança Alimentar, um dos objetivos da Conferência. Durante o evento ainda serão eleitos 54 delegados que irão representar o Rio Grande do Sul na III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, que vai ocorrer em Fortaleza no mês de julho.

Entre conferências, palestras e grupos de discussão, os participantes do evento vão analisar a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Losan), com o objetivo de instrumentalizar os conselhos municipais. Também será produzido um documento síntese sobre o estado de segurança alimentar e nutricional sustentável no Rio Grande do Sul e um outro com propostas do setor para o governo federal.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter