Colheita do arroz chega a 98% da área plantada no Rio Grande do Sul
Processo está praticamente encerrado no estado e Zona Sul tem recorde de produtividade.
A colheita do arroz no estado está praticamente finalizada e as últimas lavouras devem ser colhidas na próxima semana. Conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira (04) pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o processo chega a 98% dos 928 mil hectares plantados. A produção deverá ficar em 6,2 milhões de toneladas, com produtividade superior a registrada no ano passado.
Para o pesquisador do Irga Valmir Menezes, o resultado expressa a adoção de tecnologias pela a maioria dos produtores gaúchos.
– A cada safra a produtividade vem aumentando – afirma.
Na Zona Sul, cerca de 80% das lavouras foram plantadas antecipadamente.
– Os produtores seguiram as recomendações do Projeto 10, que abrange uma série passos, como época de semeadura e adubação – diz Menezes.
A produtividade média desta região, com 96% da área colhida, é 15% superior ao previsto. A estimativa inicial da Instituição indicava rendimentos de 6,14 mil quilos por hectare. Mas o obtido até esta semana foi 7,075 mil quilos por hectare. A Zona Sul que historicamente tinha a menor produtividade do estado por fatores climáticos e a baixa adoção tecnológica, hoje tem o município com os maiores rendimentos, Rio Grande, com 7,75 mil quilos por hectare.
A colheita já foi encerrada em mais de dez municípios, como Jaguarão, Palmares do Sul, Restinga Seca, São Gabriel e São Borja. Segundo o indicador Cepea, a cotação do cereal manteve a estabilidade durante a semana e fechou a quinta-feira (03) em R$ 20,58, a saca de 50kg, com 58% de grãos inteiros.