Safras de arroz serão ajustadas para cima pela Conab

Imagens de satélite comprovaram que área no Rio Grande do Sul é maior do que o contabilizado há pelo menos três safras, gerando um excedente de 400 mil toneladas não contabilizadas.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vai revisar os números das últimas três safras de arroz. O ajuste foi estabelecido em uma reunião com o setor produtivo e industrial do Rio Grande do Sul na última quarta-feira (30/5). Segundo a Companhia, foi detectado um aumento de área de produção de arroz de 21,6 mil hectares por ano desde 2003, o que incrementou as últimas safras em400 mil toneladas que ainda não haviam sido contabilizadas pelos estudos da estatal.

A alteração foi realizada com base em um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com imagens de satélite, a instituição concluiu que a área plantada era maior do que havia sido considerado pela Conab e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).

O erro foi detectado no final do ano passado, quando técnicos da Companhia elaboraram o quadro de suprimento. Depois de somar o estoque inicial, a safra e as importações e deduzir o consumo e as exportações, foi verificado que havia 1,137 milhão de toneladas do produto, sendo que, deste total, 1,05 milhão estavam nos estoques públicos. No entanto, verificou-se que havia mais 400 mil toneladas em estoques privados.

– Como ainda não sabíamos se essa diferença era um aumento na safra ou na importação, apenas citamos nos estudos desta safra que havia este montante a ser classificado – explica o analista da Conab, Paulo Morceli.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter