Gaúchos colhem a maior safra de grão da história em 2006/07
A maior safra colhida no Estado até este ano foi de 19,81 milhões de toneladas de grãos, em 2003. Safra de arroz bateu recorde em produtividade.
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, anunciou hoje (14), na abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), no hotel Casa da Montanha, em Gramado, os resultados finais da safra deste ano apurados pela equipe técnica da Emater-RS.
– Conquistamos uma safra recorde no Estado, graças ao empenho dos produtores gaúchos – disse a governadora, informando que a produção total dos principais grãos (arroz, feijão, milho e soja) da safra de verão totalizou 21,95 milhões de toneladas.
A maior safra colhida no Estado até este ano foi de 19,81 milhões de toneladas de grãos, em 2003.
– Se levarmos em consideração a provável produção de trigo para esta safra que se inicia e que está estimada em 1,46 milhão de toneladas, o total a ser colhido na safra 2007 sobe para 23,4 milhões de toneladas, uma colheita histórica – disse a governadora.
Estes números ultrapassariam em 5,43% a safra de 2003, de 22,2 milhões de toneladas, a maior até então.
– Isso não quer dizer que nossos problemas estejam resolvidos. Ainda queremos tratar da renegociação das dívidas dos produtores com o governo federal – afirmou Yeda Crusius.
A governadora destacou a surpresa proporcionada pela colheita da soja, que superou todas as melhores expectativas realizadas, alcançando a maior produção da história no Estado, com 9,67 milhões de toneladas, um incremento de 28% em relação à safra anterior (2006). O recorde de produção de soja até agora era de 9,57 milhões de toneladas, em 2003. O ótimo desempenho de outras culturas de verão plantadas no Estado também foram lembradas pela governadora.
Segundo os dados da Emater, o milho foi a cultura que apresentou o maior aumento de produção entre os grãos analisados pela equipe técnica da Emater. A produção deste ano, de 6 milhões de toneladas, a segunda maior safra do RS desde 1970, teve um acréscimo de 33% em relação ao ano anterior. O feijão igualmente apresentou excelentes resultados nesta safra. A produção de 149,7 mil toneladas é a maior safra dos últimos 8 anos. O arroz manteve a produção média de 6 milhões de toneladas das últimas três safras. A produção de 6,1 milhões de toneladas calculada pela Emater é a terceira maior safra da década de 2000. O Irga ainda estima uma produção superior, de 6,3 milhões de toneladas.
– Apesar da queda de 9,8% na produção em relação ao ano passado, devido à redução de cerca de 10% na área plantada, a produtividade do arroz foi a melhor da história gaúcha – salientou o secretário da Agricultura, João Carlos Machado.
O rendimento da lavoura orizícola atingiu 6,88 mil quilos por hectare.
Machado frisou o valor monetário da atual safra gaúcha.
– O valor bruto de produção dos principais grãos no Estado resultará em R$ 9,22 bilhões – informou, baseado nos cálculos dos técnicos da Emater-RS.