Mapa divulga zoneamento para arroz e algodão herbáceo

Para o arroz irrigado foram indicados 491, dos 496 municípios gaúchos. Em São Paulo, a mesma cultura foi recomendada para 469, dos 645 municípios.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publica nesta quarta-feira (08/08), no Diário Oficial da União (DOU), quatro portarias definindo o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para culturas de arroz (irrigado e de sequeiro) e algodão herbáceo nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e aranhão, na safra 2007/2008.

Para o arroz irrigado foram indicados 491, dos 496 municípios gaúchos. Em São Paulo, a mesma cultura foi recomendada para 469, dos 645 municípios.

No Maranhão 216, dos 217 municípios foram considerados
aptos ao plantio de arroz de sequeiro. Já o algodão herbáceo tem
cultivo recomendado para 582, dos 645 municípios paulistas.

O número de zoneamentos agrícolas, para a safra 2007/2008, deve alcançar 270. Eles são revisados e publicados anualmente pelo Departamento de Gestão de Risco Rural da Secretaria
de Política Agrícola do Mapa. Com objetivo de minimizar riscos
climáticos e reduzir perdas nas lavouras, o trabalho considera
diversas variáveis, como clima, solo e plantas.

Com base nesses dados e no acompanhamento estatístico
agroclimático, os técnicos do Ministério definem as áreas e as variedades aptas ao cultivo nas diversas regiões e estados
brasileiros.

A relação de todos os municípios e os melhores períodos para plantio dessas culturas acompanha as portarias publicadas no DOU. A partir de sexta-feira, as informações podem ser acessadas pelo site (www.agricultura.gov.br), na seção serviços, item zoneamento agrícola.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter