Agricultores ganham máquina de arroz em Rondônia

A Associação dos Produtores Rurais de Campo Novo (Aprocam) recebeu uma máquina beneficiadora de arroz equipada com motor diesel, que já está “limpando” cerca de 20 sacas de 60 quilos/dia,.

Dezenas de agricultores de Campo Novo (RO), na Região da Produção, foram beneficiados esta semana com máquinas agrícolas adquiridas pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES).

A cerca de 100 quilômetros da sede do município, às margens da rodovia BR- 421, numa região ainda sem energia elétrica, a comunidade reunida em torno da Associação dos Produtores Rurais de Campo Novo (Aprocam) recebeu uma máquina beneficiadora de arroz equipada com motor diesel, que já está “limpando” cerca de 20 sacas de 60 quilos/dia, e, aos sábados, passará a atender também aos membros da comunidade não-filiados.

– Há muito tempo esse povo pede este benefício. Até hoje, a gente tinha que levar o arroz pra limpar na cidade, em cima do caminhão de leite, às vezes molhava, o maquinista devolvia, era um sofrimento muito grande, que agora ficou pra trás -, afirmou Edgar Germano Pereira, presidente da associação, que, apesar de ter sido fundada há menos de três anos, reúne 35 famílias estabelecidas em torno da BR-421, entre os quilômetros 120 e 140.

Segmentos

Também às margens da mesma rodovia federal, que liga Ariquemes à região, à altura do km 90, os 38 lavradores, hortelões, criadores e pecuaristas ligados à Associação dos Produtores Rurais da Gleba Rio Alto (Asproal) passaram a dispor, a partir desta semana, de uma ensiladeira com capacidade de triturar até 2.000 quilos de cana e milho por hora.

– A máquina destina-se a produzir ração não-industrializada para suplementar a nutrição de animais em épocas de seca – informou Antônio Brito, chefe do escritório da Emater em Campo Novo.

Ao passar o equipamento às mãos de José Dorotéia Santana, presidente da associação, o chefe de gabinete da SEAPES, Evaldo Lima, que, nas duas entregas, representou o titular da pasta, Marco Antonio Petisco, reforçou a convicção de que a interiorização das ações é essencial para o sucesso dos programas administrados pela secretaria.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter