Produtores aceleram preparativos da lavoura no Rio Grande do Sul
Com a ausência das chuvas, nos últimos dias, a drenagem das várzeas se tornou mais eficiente, com os agricultores recuperando o atraso das atividades verificado até meados de agosto.
Os produtores gaúchos de arroz aproveitam os dias de tempo mais seco para acelerar o preparo das lavouras. Com a ausência das chuvas, nos últimos dias, a drenagem das várzeas se tornou mais eficiente, com os agricultores recuperando o atraso das atividades verificado até meados de agosto.
Nessa safra, a cultura não deverá enfrentar problemas para retornar a ocupar áreas que deixaram de ser cultivadas ano passado, uma vez que as barragens, dessa vez, se encontram cheias.
Embora não se tenham números definitivos, as primeiras informações indicam que o Estado deverá ocupar novamente cerca de um milhão de ha com a cultura. A recuperação dos preços, mesmo que ainda defasados em relação a anos anteriores (média cinco anos), é outro fator a influenciar nesse sentido.
Com estoques menores, o produto continua com os preços em elevação. Durante a semana a saca de 50 kg experimentou nova valorização na cotação média em âmbito estadual, passando de R$ 23,62 para R$ 23,88 (+1,10%).