Chuvas atrapalham o plantio do arroz
Agricultores gaúchos estão preocupados com as chuvas que atingem o oeste do Estado. O mau tempo dificulta o plantio do arroz..
O produtor Ângelo Celso começou o plantio do arroz em 300 hectares que tem no município de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O agricultor conta que se programou para terminar os trabalhos em duas semanas, mas até agora 20% da área foi plantada.
– Tem áreas que são mais planas, os chapadões de terras negras, e nessas tem uma dificuldade muito grande para secar, precisa de mais dias. É um período em que a gente acaba ficando bastante apreensivo – diz ele.
Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul a expectativa é de que haja um aumento de 25% na área plantada com arroz em relação à safra passada, mas por causa do excesso de chuva os agricultores estão com receio de que não dê tempo de plantar dentro do período ideal recomendado pelo calendário agrícola.
De acordo com o Instituto Riograndense do Arroz, o Irga, muitas lavouras da região estão alagadas. Em Uruguaiana, a precipitação do último mês foi de 94 milímetros, 47% superior à média histórica para o período.
– Uma das preocupações que nós temos é justamente com o arroz que foi semeado precocemente porque fica bastante tempo debaixo do solo, sujeito ao ataque de fungos do próprio solo – comenta o agrônomo Gustavo Hernandes.
Pelo calendário agrícola, o plantio do arroz no Rio Grande do Sul deve ser feito até meados de novembro.