Yeda reafirma compromisso com arrozeiros da Fronteira Oeste

Durante o evento, foi discutida a adequação ambiental para produção de arroz de forma mais limpa, assunto que foi tema de palestra feita pelo presidente do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer.

A governadora Yeda Crusius afirmou, nessa quinta-feira (27), na abertura do 3º Encontro Técnico do Arroz, em Alegrete, que, ao buscar a vitória nas eleições, se propôs a um compromisso que tem o agronegócio entre as prioridades em favor do desenvolvimento sustentável.

Enfatizou que a política de irrigação em andamento é uma grande novidade e, com relação à preocupação manifestada pelos participantes do evento com o crescimento da violência em regiões do interior, adiantou que, durante a interiorização do Governo do Estado que está ocorrendo em Alegrete nesta sexta-feira (28), será anunciado um conjunto de providências pelo secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann. Entre as medidas, estão a ampliação do número de viaturas e o aumento do efetivo policial. A respeito do tema, Yeda também destacou a política de prevenção à violência implantada em seu governo.

O encontro, na Sociedade Italiana, reuniu arrozeiros de municípios da Fronteira Oeste. Durante o evento, foi discutida a adequação ambiental para produção de arroz de forma mais limpa, assunto que foi tema de palestra feita pelo presidente do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer. Entre outros representantes do Governo do Estado, participaram também os secretários da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Carlos Machado, e da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto.

Da safra gaúcha de arroz 2006-2007, 27% foram produzidos pela Fronteira Oeste. A produtividade média foi de 7,13 mil quilos por hectare. A região terá a maior área plantada do Rio Grande do Sul, com o cultivo de 300 mil hectares do total plantado, de 1,03 milhão de hectares. Os arrozeiros da região contam com atendimento do Irga em escritórios regionais que funcionam em Alegrete, Uruguaiana, São Borja, Santo Antônio das Missões, Itaqui e Quaraí.
Pilecco

Depois do encontro com os arrozeiros, a governadora Yeda Crusius participou de jantar na sede da empresa Pilecco Nobre, que desenvolveu o projeto Inovação Tecnológica no Processamento da Biomassa Arroz e Floresta. Foram 15 anos de pesquisas para o surgimento da nova tecnologia, que se destina à utilização de energias renováveis auto-sustentáveis, com total aproveitamento de biomassas. Na primeira das duas etapas de execução do projeto, que deverá entrar em operação em 2008, deverão ser gerados 5 megawatts/hora (Mw/h) de energia elétrica a partir da casca de arroz.

A segunda etapa será a de conversão de lodos em carvão e óleo e de reciclagem de fertilizantes. Por esse sistema, são reciclados 100% da água utilizada, sem que haja despejos na natureza.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter