RS quer se tornar líder em produtividade de arroz por hectare
Este ano, a safra gaúcha tem a missão de aumentar os índices de produtividade.
O Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do país, faz campanha para ser líder também em produtividade nas lavouras. O lançamento foi feito nesta sexta, dia 5, durante a abertura oficial da safra brasileira, em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre.
Em uma lavoura de arroz, na área onde fica a Estação Experimental do Irga , o Instituto Riograndense do Arroz, várias autoridades do Estado participaram do ato simbólico de início do plantio da safra 2007/2008. Foi a governadora do RS, Yeda Crusius, que jogou na terra as sementes, todas as variedades desenvolvidas nos laboratórios do Irga. Este ano, a safra gaúcha tem a missão de aumentar os índices de produtividade.
Somos hoje o maior produtor de arroz, mas não temos ainda a maior produtividade por hectare. Santa Catarina possui uma média acima da nossa. Mas tenho certeza que os nossos técnicos aqui do Irga, com a nova consciência, o novo momento dos produtores, nós temos tudo para superar a produtividade de Santa Catarina disse João Carlos Machado, Secretário da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Tanto empenho se justifica: ultrapassar o Estado vizinho pode representar um incremento na economia através da geração de renda e empregos. Mais de 15 mil agricultores gaúchos trabalham na produção de arroz.
O aumento da produtividade faz parte das metas de um programa de desenvolvimento da cultura do arroz no Rio Grande do Sul. Além de buscar uma melhor qualidade do produto, o projeto quer reduzir o impacto ambiental nas propriedades rurais.
Nós estamos trabalhando com tecnologias de produção mais limpas, adaptando um conceito de indústria, hoje largamente empregado, onde que os insumos devem ter o seu aproveitamento a máxima eficiência e eficácia e a produção de arroz deve gerar um mínimo de resíduos e com produtividade maior, prevendo então uma sustentabilidade no setor disse Maurício Fischer, presidente do Irga.
A expectativa é de que a área plantada no Estado chegue a 1,038 milhão de hectares, 12% a mais do que na safra anterior. Se o crescimento continuar neste ritmo, a liderança na produtividade vai ser alcançada em 2010.