Tempo seco deve predominar nas regiões produtoras de arroz
Conforme a Somar Meteorologia, as seis regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul terão tempo seco pelo menos até o dia 27 deste mês.
As chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas darão uma trégua. Conforme a Somar Meteorologia, as seis regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul terão tempo seco pelo menos até o dia 27 deste mês.
– Os arrozeiros devem aproveitar para plantar e iniciar o processo pelas áreas mais drenadas – orientou o diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Valmir Menezes.
A Zona Sul registra o maior atraso no plantio. Segundo o acompanhamento do Irga divulgado na quinta-feira passada, a região tinha apenas 2,77% da área prevista plantada. No mesmo período da safra anterior, o processo chegava a 14%. Para Menezes, mesmo com o atraso no plantio em áreas isoladas, o Estado não deverá ter perdas de produtividade.
– A expectativa do Instituto é a manutenção dos rendimentos na faixa de 6,8 mil quilos por hectares – afirmou.
O atraso não atinge as outras regiões produtoras. A Fronteira Oeste, por exemplo, tem cerca de 25% da área plantada, frente a 18% no mesmo período do ano passado. Nos próximos dez dias, os produtores gaúchos deverão intensificar o plantio de arroz. Conforme as recomendações dos técnicos do Instituto, o período ideal para plantar vai até a primeira quinzena de novembro.