Alegrete comemora cem anos de produção de arroz

Para celebrar a data, a prefeitura promoverá nos dias 9 e 10 de novembro o Tributo ao Imigrante, no Clube Juventude de Alegrete. Conforme o secretário de Turismo Volnei Nemiez, a cultura do arroz foi trazida por colonizadores italianos.

Com a terceira maior produção de arroz do Rio Grande do Sul, o município de Alegrete comemora cem anos de produção orizícola. Para celebrar a data, a prefeitura promoverá nos dias 9 e 10 de novembro o Tributo ao Imigrante, no Clube Juventude de Alegrete. Conforme o secretário de Turismo Volnei Nemiez, a cultura do arroz foi trazida por colonizadores italianos.

Na plantação inicial de 1907, foram utilizadas 80 sacas de sementes e a irrigação foi realizada por meio de uma bomba com força de 21 cavalos, fornecendo 18 mil litros de água à lavoura. As primeiras lavouras foram semeadas em três quadras e arrendadas no 3° distrito, denominado Jacaraí.

Em visita ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o secretário apresentou o evento ao presidente do Irga, Maurício Fischer. O Instituto tem um Núcleo de Assistência Técnica em Alegrete há 37 anos, mas desde 1940 já prestava assistência técnica aos produtores.

Importância

Conforme o último dado da Fundação Estadual de Economia (FEE), o Produto Interno Bruto (PIB) de Alegrete correspondia a R$ 896,8 milhões em 2004. Deste total, a produção arrozeira foi responsável por R$ 191,1 milhões, ou 21,33% do PIB do município.

– O setor tem uma grande participação na economia gaúcha, especialmente em Alegrete – revelou o presidente do Irga, Maurício Fischer.

Os dados apurados pelo Instituto, através do Censo da Lavoura de Arroz Irrigado na safra 2004/05, indicam que a produção de arroz emprega direta e indiretamente cerca de 1,5 mil pessoas em Alegrete.

– São 306 produtores, mas a cadeia produtiva do arroz emprega muito mais, na lavoura e em indústrias – explicou Fischer.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter