Seminário aborda usos alternativos do arroz em Cachoeira do Sul (RS)

Campanha quer aumentar o consumo do cereal.

O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) promove nesta quarta-feira, a partir das 13h30min, na sede da Associação dos Contabilistas de Cachoeira do Sul, um seminário sobre o uso alternativo de arroz na alimentação. A substituição da farinha de trigo pela farinha de arroz em diversas receitas é o destaque do evento, que terá degustação de pratos que serão apresentados durante etapa de treinamento de quase 50 merendeiras da rede municipal de ensino. A inclusão da farinha de arroz na alimentação escolar é um dos focos da campanha de aumento do consumo do cereal no Rio Grande do Sul.

Segundo o agrônomo José Patrício de Freitas, do Irga, o seminário é aberto ao público e direcionado principalmente aos empreendedores do ramo de padarias, restaurantes, supermercados e indústrias. “Existem experiências, principalmente em Agudo e Candelária, que comprovam que o uso da farinha de arroz, substituindo total ou parcialmente a farinha de trigo, garantem a mesma qualidade de sabor”, observa Patrício, destacando que a farinha de arroz não contém glúten, proteína que é prejudicial à saúde de muitos consumidores. Na comparação de preços, a farinha de arroz apesar de ainda não tão presente nas gôndolas de supermercados quanto a farinha de trigo, é mais barata, variando entre R$ 0,65 e R$ 0,85 o quilo.

CAMPANHA

O seminário de quarta-feira faz parte da campanha trabalhada pelo Irga para incentivar o consumo do cereal e seus derivados. No caso de colocar a farinha de arroz na merenda escolar, os pesquisadores também irão testar a aceitabilidade dos produtos, onde serão avaliados textura, aroma, cor e sabor das receitas. A substituição da farinha de arroz pela farinha de trigo pode alavancar os preços do arroz e eliminar parte das importações de trigo. Segundo Jaceguay Barros, coordenador regional do Irga, o Brasil produz 3,8 milhões de toneladas de trigo por ano, enquanto o consumo no mesmo período chega a 9,5 milhões de toneladas. A ocupação do arroz nessa brecha de mercado é um dos caminhos para chegar à valorização da orizicultura.

IMPORTANTE
O seminário do próximo dia 7 está sendo organizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e com apoio da Cooperativa Agrícola Cachoeirense (Coriscal). As cerca de 50 merendeiras da rede municipal de ensino vão participar de uma palestra e receberão orientações de como a farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo.

UMA PERGUNTA

Qual o objetivo deste seminário?

O Seminário Uso Alternativo de Arroz na Alimentação visa criar oportunidades para informar e incentivar o aproveitamento do arroz e seus derivados, destacando na culinária suas propriedades nutricionais. Segundo pesquisa do IBGE feita em 2003, em comparação ao ano de 1975 o consumo de arroz no Brasil caiu em 46%. Uma das causas atribuídas a essa queda é a mudança de hábito da população, principalmente nos centros urbanos, com a proliferação de restaurantes a quilo e o aumento de consumo de produtos industrializados.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter