Arrozeiros próximos de concluir o plantio

A área semeada chegou a 94,38%, com cerca de um milhão de
hectares plantados até o momento

.

Os produtores gaúchos praticamente encerram o plantio de arroz durante esta semana. Segundo o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a baixa ocorrência de chuvas na segunda quinzena de novembro ajudou os arrozeiros a igualarem o percentual da safra passada no mesmo período.

Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, com quase todo o plantio concluído na época correta, os produtores poderão aproveitar a boa radiação solar nos meses de dezembro e janeiro.

– A qualidade de estabelecimento das lavouras é considerado satisfatório -, afirma.

Conforme Fischer, quem planta no período correto obtém os melhores resultados, já que o período reprodutivo coincide com os meses de radiação.

Agora, os arrozeiros devem antecipar o processo de irrigação para o acelerar o desenvolvimento da planta. O aumento das temperaturas nas próximas semanas também irá contribuir para desenvolver a lavoura de arroz. De acordo com o presidente, o Irga trabalha com a manutenção da produtividade da última safra, quando os gaúchos colheram 6,77 mil quilos por hectare.

Zona Sul tem 98% da área plantada

A Depressão Central do Estado ainda apresenta um atraso em relação as demais regiões. Cerca de 89% da área está plantada e a Fronteira Oeste tem 96% do plantio concluído. Nas Planícies Costeiras Interna e Externa, o processo atingiu 90% durante esta semana. A Campanha já plantou 97% da área esperada e a Zona Sul segue como a região mais avançada, com 98% da área semeada.

Os municípios de São Francisco de Assis, Dom Pedrito, Torres e Jaguarão finalizaram o plantio de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter