Irga promove dia de campo terça-feira

Desenvolvido há cinco anos, o Projeto 10 é uma ferramenta de atualização de tecnologias que o Irga disponibiliza aos lavoureiros.

O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) prepara para a próxima terça-feira o seu Projeto 10, às 8h30min, com um dia de campo na Fazenda Schneider, no Piquiri, área experimental cedida pelo produtor Vilnei Haetinger para trabalhos do Irga.

O 4º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Cachoeira do Sul (4º Nate) e a Coordenadoria Regional da Depressão Central promovem um roteiro técnico que envolverá o manejo correto da lavoura de arroz, visando o aumento da produtividade. Segundo o engenheiro agrônomo do 4º Nate, José Patrício Melo de Freitas, haverá orientação aos produtores sobre plantio, preparo do solo, irrigação e aplicação correta de herbicidas, evitando a formação do arroz vermelho, a pior erva daninha.

– O vermelho se forma devido a muitos fatores, pode ser a utlização de um produto ruim ou um mau manejo da lavoura. Com sua formação, a qualidade do arroz branco acaba sendo depreciada -, explica, acrescentando que orientará os lavoureiros sobre a utilização do CL-422, cultivar desenvolvida pelo Irga.

BOLO – Além das explanações sobre a forma correta cultivar a lavoura de arroz, o engenheiro agrônomo José Patrício adianta que irá levar bolos preparados com farinha de arroz para mostrar aos produtores que o cereal tem mais possibilidades de utilização.

– Eu mesmo que preparo o bolo e fica uma delícia -, garante José Patrício.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter