Estoque mundial de arroz caiu pela metade de 2000 a 2007, diz governo americano

A alta no preço do arroz já fez restaurantes de Porto Alegre reajustarem os preços das refeições em 6%, de acordo com a associação do setor.

Ano 2000 terminou com 147,3 milhões de toneladas de arroz estocadas. Já 2007 encerrou com 74,1 milhões de toneladas do cereal armazenadas

O governo anunciou, nesta quinta-feira (24), leilões de arroz proveniente de estoques públicos para tentar segurar a subida dos preços desse alimento no mercado interno.

A alta no preço do arroz já fez restaurantes de Porto Alegre reajustarem os preços das refeições em 6%, de acordo com a associação do setor.

– Nós temos que repassar, não temos o que fazer – disse Ari Alselmini, da Associação de Restaurantes de Porto Alegre.

Comer em casa também está mais caro. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em um ano, o preço do produto ao consumidor subiu 7,38% — mais que a inflação do período.

– Aumentou bastante o arroz. O arroz e o feijão já tá coisa pra rico – brincou a dona-de-casa, Juracir Cardoso.

Para conter a alta dos preços e evitar o desabastecimento no Brasil, o governo federal decidiu leiloar arroz dos estoques públicos armazenados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O governo afastou, por enquanto, a possibilidade de suspender ou adotar barreiras para as exportações do setor privado, o que tranqüilizou os produtores.

– Qualquer tipo de intervenção, pro setor, é extremamente maléfica – argumentou Ricardo Cotta, da Confederação Nacional da Agricultura.

Estoques diminuíram

O que acontece no varejo brasileiro é reflexo de uma crise no mercado mundial.

Na Ásia e África, a produção foi afetada pelo clima. Alguns dos maiores exportadores do mundo como China, Índia, Tailândia, Vietnã, Cazaquistão e Egito suspenderam as exportações.

Nos últimos anos, a produção mundial de arroz se manteve praticamente estável, enquanto o consumo vem aumentando. Resultado: o estoque mundial do produto caiu à metade desde 2000.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA, a produção mundial de arroz, em 2005, foi de 418,1 milhões de toneladas. O nível foi mantido em 2006 com 418 milhões. Houve aumento em 2007: 421,2 milhões de toneladas de arroz produzidas.

Enquanto isso, o consumo subiu de 415,6 milhões em 2005 para 424,2 milhões em 2007.

Os estoques de arroz diminuíram. Enquanto o ano 2000 terminou com 147,3 milhões de toneladas de arroz armazenadas, 2007 encerrou com 74,1 milhões de toneladas de arroz estocadas.

Especulação

Outro motivo para a alta do arroz é a especulação. Com o dólar em queda, investidores têm apostado em commodities e até alimentos. Os preços do arroz na bolsa de Chicago dispararam neste ano.

Nesta quinta-feira (24), duas das maiores redes atacadistas dos EUA limitaram a venda a quatro sacos do grão por consumidor.

Foi a alternativa, segundo as redes, para evitar o desabastecimento. Restaurantes estavam comprando para fazer estoque e economizar.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter