Tailândia anuncia criação da Organização dos Países Exportadores de Arroz

Terá como objetivo fixar o preço do grão e garantir o fornecimento para a população destes países, anunciaram hoje fontes governamentais tailandesas.

A Tailândia e o Vietnã se associarão a Camboja, Laos e Mianmar para formarem a Organização de Países Exportadores de Arroz, que terá como objetivo fixar o preço do grão e garantir o fornecimento para a população destes países, anunciaram hoje fontes governamentais tailandesas.

A iniciativa surge em meio ao veloz aumento do preço do arroz nos mercados internacional e também nos domésticos dos países do Sudeste Asiático, onde o grão é parte fundamental da dieta de seus habitantes.

– Falei com Mianmar, ao qual convidei para se unir ao grupo de países exportadores de arroz, que inclui Vietnã, Laos e Camboja – declarou o primeiro-ministro tailandês, Samak Sundaravej, após se reunir com seu colega birmanês, general Thein Sein.

O chefe do Governo da Tailândia explicou que este novo grupo funcionará nos moldes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter