Exposição História do Arroz na 53ª Festa Regional do Arroz em São João do Polêsine

Após o encerramento da 53ª Festa Regional do Arroz, a mostra permanecerá por mais dois dias possibilitando a visita das escolas do município.

A formação de parceria entre a Prefeitura Municipal de São João do Polêsine e a Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico levará a Exposição História do Arroz na 53ª Festa Regional do Arroz, de 16 a 18 de maio, nas dependências da Câmara de Vereadores em São João do Polêsine.

A Prefeita Valserina Maria B. Gassen acolheu com entusiasmo a proposta da Defender para receber em seu município esta exposição durante a realização de mais uma edição da Festa Regional do Arroz, um dos principais eventos do município que atrai visitantes e turistas de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Após o encerramento da 53ª Festa Regional do Arroz, a mostra permanecerá por mais dois dias possibilitando a visita das escolas do município. A intenção da Defender é que os professores possam trabalhar em sala de aula com seus alunos o conteúdo da exposição através de desenhos, pesquisas, redações e o resultado desta trabalho poderá ser disponibilizado no site da entidade – www.defender.org.br.

A Exposição

A exposição apresenta o resultado de uma ampla pesquisa sobre a origem do arroz e a disseminação de seu cultivo pelo mundo, Brasil e Rio Grande do Sul.

O conjunto é formado por 12 painéis medindo 1,85m de altura x 1m de largura, com textos, fotos e ilustrações dispostos em 6 expositores duplos. Acompanha a 2ª Edição da Exposição História do Arroz, 10.000 livretos com 28 páginas em cores, impressos em papel reciclado, com a reprodução do conteúdo dos painéis e ainda a Lenda do Arroz, publicada no livro Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul pela Editora Martins Livreiro e assinada por Antonio Augusto Fagundes. A lenda foi adaptada pelo desenhista cachoeirense Jader Corrêa para o formato de história em quadrinhos.

A primeira apresentação da 2ª edição História do Arroz aconteceu na Estação Experimental do Irga em Cachoeirinha durante a realização da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz recebendo mais de 500 visitantes.

A proposta da Defender é percorrer municípios produtores de arroz, levando a exposição e todas as escolas que visitarem a exposição receberão como doação, exemplares do Livreto História do Arroz para compor o acervo de suas bibliotecas.

Agenda

A 2ª edição da Exposição Itinerante História do Arroz, conta com o patrocínio da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Campus Cachoeira do Sul, da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, das empresas John Deere, Basf – The Chemical Company e do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e está recebendo consultas para estruturar seu roteiro em conjunto com prefeituras, entidades, secretarias municipais de educação, de cultura, de agricultura e de turismo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter