FAO prevê produção recorde de arroz em 2008 e preços altos

Organismo da ONU projeta expansão de 2,3% na produção mundial da commodity. Preços devem permanecer firmes pelo menos até o terceiro quadrimestre.

A organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) previu nesta segunda-feira (12) que a produção mundial de arroz alcançará um nível recorde em 2008, mas os preços permanecerão elevados a curto prazo.

– A produção mundial para 2008 pode crescer 2,3%, atingindo o novo recorde de 666 milhões de toneladas, segundo nossas previsões preliminares – disse a especialista em arroz da FAO, Concepcion Calpe.

A especialista também afirmou que os preços da commodity devem permanecer ‘extremamente firmes’ pelo menos até o terceiro quadrimestre deste ano, a menos que sejam reduzidas as restrições às exportações nos próximos meses.

A FAO destacou ainda que a passagem do ciclone Nargis por Mianmar reduzirá fortemente a produção neste país. Mianmar precisará da ajuda dos países vizinhos, em particular Tailândia e Vietnam, para importar arroz.

Regiões

A maior expansão percentual da produção deve vir da América Latina e Caribe, segundo a projeção da FAO, com crescimento de 7,4%, para 26,2 milhões de toneladas em 2008.

Na Ásia, a perspectiva é de que sejam colhidas 605 milhões de toneladas de arroz na safra deste ano.

– Grandes crescimentos estão previstos na região. Os maiores devem acontecer em Bangladesh, China, Filipinas, Tailândia e Vietnã – segundo Calpe.

A produção na África também deve crescer para 23,2 milhões de toneladas em 2008 – alta de 3,6% frente a 2007.

Para a Austrália, Estados Unidos e Europa, no entanto, a perspectiva é de queda na produção.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter