Alegrete comemora o centenário da colheita do arroz
Um dos encontros, o Fórum do Arroz, acontece nesta quinta-feira (5) e retrata a difusão de conhecimentos teóricos e práticos para aplicação no processo de produção de arroz.
Para comemorar os cem anos de colheita, a Associação dos Arrozeiros de Alegrete promove até sábado (7) a Semana Arrozeira com uma série de eventos voltados para a lavoura e a comercialização do produto.
Um dos encontros, o Fórum do Arroz, acontece nesta quinta-feira (5) e retrata a difusão de conhecimentos teóricos e práticos para aplicação no processo de produção de arroz. As palestras serão realizadas no CTG Farroupilha, junto com a Mostra Tecnológica da Lavoura.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento terá a palestra “Tecnologias mais limpas para lavoura e o Selo de Responsabilidade Socioambiental”, apresentada pelo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Mauricio Fischer, às 10h15.
Os analistas de mercado do Irga, Tiago Barato e Camilo Oliveira, falam, respectivamente, sobre “Reflexo no mercado internacional do arroz” e “O Brasil no Comércio Mundial – possibilidade de se tornar exportador”, às 13h30.
Importância do arroz para Alegrete
Conforme o último dado da Fundação Estadual de Economia (FEE), o Produto Interno Bruto (PIB) de Alegrete correspondia a R$ 896,8 milhões em 2004. Deste total, a produção arrozeira foi responsável por R$ 191,1 milhões, ou 21,33% do PIB do município.
Os dados apurados pelo Irga, através do Censo da Lavoura de Arroz Irrigado na safra 2004/2005, indicam que a produção de arroz emprega direta e indiretamente cerca de 1,5 mil pessoas no município.