Seprotur palestra sobre política para cultura do arroz em MS

Realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (Aearb), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, o Simpósio tem como objetivo o aprimoramento profissional entre engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais, ligados à cultura do arroz.

O governo estadual, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), participa hoje pela manhã, em Rio Brilhante (MS), do 5° Simpósio do Arroz Irrigado. Na oportunidade, o secretário adjunto, Paulo Engel, palestra sobre a “Política Estadual para a Cultura do Arroz Irrigado”. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira na Câmara Municipal.

Realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (Aearb), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, o Simpósio tem como objetivo o aprimoramento profissional entre engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais, ligados à cultura do arroz. Para produtores, o evento busca trazer novas técnicas e tecnologias que visem melhorar a produtividade da cultura e obter melhor lucratividade com a atividade.

Cenário

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a cultura do arroz ocupa hoje no Brasil uma área de 2,9 milhões de hectares com previsão de produção de 11 milhões de toneladas nesta safra – sendo 1,3 de arroz irrigado (8,3 milhões de toneladas) e 1,6 de arroz de sequeiro (2,7 milhões de toneladas).

O Rio Grande do Sul representa mais da metade da produção brasileira (57,2%). Já Mato Grosso do Sul está em oitavo lugar no ranking nacional. No Estado, a cultura ocupa uma área de 31,9 mil hectares com previsão de produção para este ano de 179,1 mil toneladas (arroz irrigado). Rio Brilhante é o município de maior expressão em Mato Grosso do Sul, seguido por Miranda, Itaporã e Dourados.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter