Arrozeiros gaúchos abrem a safra 2008/09

estado é o maior produtor do País, com mais de 18,5 mil arrozeiros, que trabalham em cerca de 9 mil lavouras.

O início do plantio da safra de arroz 2008/09 foi anunciado oficialmente, nesta quinta-feira (23), pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). Está prevista a semeadura de 1,08 milhão de hectares nesta safra. O estado é o maior produtor do País, com mais de 18,5 mil arrozeiros, que trabalham em cerca de 9 mil lavouras.

Segundo o presidente da Federarroz, Renato Caiaffo da Rocha, os agricultores estão otimistas com a próxima safra, tanto pela produtividade e produção, quanto pela tendência de um mercado mais estável e com melhor remuneração.

– O setor tem preocupações, como o comportamento do clima nos próximos meses, o acesso ao crédito, o aumento dos custos de produção e os mecanismos de comercialização. Mas reconhecemos que o cenário, neste momento, é bom para a cultura – diz.

O gerente de Alimentos Básicos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Paulo Morceli, concorda com o otimismo dos produtores gaúchos.

– Há uma projeção de 1% a 3% de aumento na área plantada e uma média de produção igual ou até 3% maior que a safra anterior – finalizou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter