Cancelado novo leilão de arroz
Conab cancelou o leilão do próximo dia quatro, diante da solicitação do setor, mas confirmou o leilão do dia 11 de novembro, o que neste momento não é uma notícia tão favorável.
O Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, determinou o cancelamento do novo leilão de arroz, que seria realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no dia 4 de novembro de 2008. As entidades que compõem a Cadeia Produtiva do Arroz tiveram a solicitação atendida pelo Governo Federal. Em audiência com o Ministro da Agricultura, Reinhold Sthefanes, o deputado Federal, Luiz Carlos Heinze, esteve representando o setor arrozeiro.
Mais de 18 instituições arrozeiras juntamente com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), a Assembléia Legislativa, Bolsas de Mercadorias, a Comissão da Agricultura, Associação de Produtores de Sementes (Apasul) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag) se mobilizaram e emitiram documento, nesta quinta-feira (30), solicitando ao Ministro da Agricultura, Reinhold Sthefanes, a suspensão temporária, dos leilões de arroz realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O leilão programado para a próxima terça-feira (4), com a oferta de mais 50 mil toneladas (lançado antes da realização do último leilão), contrariou a proposta apresentada pelo setor orizícola, em reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, realizada no dia 16 de outubro de 2008, em Brasília.
Segundo o diretor Comercial do Irga, Rubens Silveira, a união de toda a Cadeia Produtiva do Arroz foi fundamental para que o governo reavaliasse a política de intervenção no mercado, evitando maiores transtornos e desestímulo à produção do cereal, afirmou.
Para o presidente do Conselho Consultivo da Federarroz, Valter Potter, mais uma vez o Ministro da Agricultura atendeu o pedido da Cadeia Produtiva do Arroz.
– A suspensão dos leilões é favorável para o atual momento que vive o setor – afirmou.
A partir da próxima semana, deverão ser lançados novos editais de aviso de venda de arroz em casca e compra simultânea de arroz beneficiado (leilão de troca). Cerca de 100 mil toneladas de arroz em casca dos estoques públicos da Conab, depositadas no Rio Grande do Sul, serão ofertadas para atender as doações governamentais de 45 mil toneladas de arroz beneficiado aos vários países atingidos por fenômenos climáticos.