Arrozeiros de Alegrete reúnem-se com a ANEEL, em Brasília
Os líderes arrozeiros levam embaixo do braço três volumes de documentos com a história das relações comerciais entre a AES Sul e os produtores irrigantes da Fronteira Oeste do estado, nos últimos quatro anos.
Na tarde desta segunda-feira ( 24), às 15 horas, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete (RS), Gilberto Pilecco e seu seu vice, Henrique Dornelles reúnem-se com a Superintendência de Distribuição e Regulamentação da ANEEL, em Brasília.
Os líderes arrozeiros levam embaixo do braço três volumes de documentos com a história das relações comerciais entre a AES Sul e os produtores irrigantes da Fronteira Oeste do estado, nos últimos quatro anos.
Um dos volumes, “Relatório das Solicitações de Cargas Não Liberadas Para a Irrigação de Lavouras de Arroz no Município de Alegrete”, é um trabalho encomendado pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete – AAA ao consultor Engº Elétrico Nelcy Almeida que levantou junto aos prestadores de serviços de eletrificação rural, o montante de cargas elétricas não liberadas pela AES Sul, perante a solicitação de carga para irrigação feita pelos produtores de Alegrete, nas últimas duas safras, 2006/2007 e 2007/2008, bem como as negativas de cargas já existentes para a próxima safra, 2008/2009, na qual a irrigação inicia neste mês de novembro.
O relatório também apresenta o quantitativo de cargas não liberadas, relacionadas por ano e por alimentador, com o objetivo de identificar quais os alimentadores que tiveram maior quantidade de KVAs não liberados e conseqüentemente as localidades com maior restrição de cargas para irrigação.
Nos demais volumes constam atas, fotos de reuniões e troca de correspondências entre a AES Sul e a AAA, publicações de artigos e notícias nos jornais,reuniões com a Promotoria Pública de Alegrete, cartas à governadora Yeda Crusius e à AGERGS, todos documentados e arquivados na secretaria executiva da AAA.
Segundo o vice-presidente Henrique Dorneles, conselheiro do setor rural no Conselho de Consumidores da AES Sul, desde 2004 a Associação dos Arrozeiros de Alegrete – AAA vem interagindo junto à concessionária no sentido de melhorar o fornecimento de energia, tanto qualitativa como quantitativamente.
– Como os resultados das inúmeras reuniões e acordos que fizemos foram insatisfatórios, nos vimos obrigados a buscar o contato direto com a ANEEL para tentar uma solução – desabafa o dirigente.
A reunião com a ANEEL foi agendada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS).