Plantio no rio grande do sul avança para 90%
Apenas casos pontuais em que os produtores são obrigados a antecipar a irrigação para uma melhor germinação das sementes são relatados.
Mantendo o adiantamento em relação ao ano anterior, o plantio da atual safra de arroz gaúcha chega nessa semana aos 90% da área, com 85% já germinados. Apesar da falta de chuvas mais abundantes, verificada recentemente, a safra se desenvolve normalmente. Apenas casos pontuais em que os produtores são obrigados a antecipar a irrigação para uma melhor germinação das sementes são relatados.
De maneira geral as lavouras apresentam um bom padrão, com os orizicultores não enfrentando problemas quanto à falta de água nas barragens.
Arroios e rios também não apresentam problemas no momento, com exceção do entorno da Lagoa Mirim (Região sul), onde devido ao regime de chuvas e aos ventos predominantes provocam uma redução na sua cota, obrigando os produtores, que dela se utilizam, a modificar o sistema de levantes.
Na comercialização, também, os orizicultores não enfrentam maiores dificuldades na colocação do produto. As cotações seguem oscilando dentro das mesmas margens verificadas há várias semanas, com alterações apenas no preço médio estadual da saca de 50kg, negociada junto ao produtor. Nessa semana, a variação foi de – 1,38%, para R$ 32,87.