Quedas de arroz se acentuam em novembro
As fortes chuvas no final de outubro e a seca em parte de novembro trouxeram preocupações quanto à produção da safra 2008/09.
Entre 25 de novembro e 2 de dezembro, o Indicador do arroz CEPEA/ESALQ-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58 grãos inteiros) recuou 1,6%, fechando em R$ 31,91/sc de 50 kg nessa terça-feira. Vale lembrar que, em novembro, o Indicador teve queda de 7,1% e em outubro, de 3,1%. Nesses últimos dias, de modo geral, o ritmo de comercialização de arroz esteve lento, tanto para o casca como para o beneficiado.
Algumas indústrias permaneceram fora do mercado por vários dias, alegando fracas vendas do beneficiado. De acordo com o levantamento de preços do Cepea junto ao setor atacadista/varejista de Campinas (SP), grande parte das marcas de arroz beneficiado foi comercializada a preços menores nos últimos quinze dias.
Produtores gaúchos, por sua vez, venderam poucos lotes em novembro. Alguns, sem necessidade de caixa imediato, voltam suas atenções ao plantio. As fortes chuvas no final de outubro e a seca em parte de novembro trouxeram preocupações quanto à produção da safra 2008/09.
Alguns produtores da Depressão Central já falam sobre a necessidade de replantio. Parte dos produtores retrai suas ofertas na expectativa de recuperação de preços principalmente em janeiro (período de pico da entressafra).