Previsões para o verão com a volta do La Niña
O sul do país, que normalmente vive um verão seco e quente, poderá ter uma estiagem mais acentuada por conta da volta do fenômeno La Niña a partir de fevereiro ou março.
O verão começa às 10h04min do próximo domingo, dia 21, e deverá ser chuvoso e com temperaturas amenas entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O sul do país, que normalmente vive um verão seco e quente, poderá ter uma estiagem mais acentuada por conta da volta do fenômeno La Niña a partir de fevereiro ou março.
Já no Nordeste, cada Estado terá um tipo de verão. Simulações indicam que, com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mais ao norte, a previsão é de poucas chuvas para todo o interior do Estado do Paraná, oeste e sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. Veja como deverá ser o comportamento das chuvas em todas as regiões:
Região Sul: A previsão é de que faltem chuvas regulares no interior da região, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul. O verão será muito quente, especialmente no interior. Há expectativa de grandes temporais para o litoral de Santa Catarina e Vale do Itajaí em função de um possível encontro de frentes frias com águas mais quentes na costa, além de haver a formação de vórtices ciclônicos.
Região Sudeste: Com a previsão de que a ZCAS fique um pouco mais ao norte, o oeste de São Paulo, principalmente, deverá ter um verão mais seco e quente. A formação do Vórtice do Nordeste deve deixar o Espírito Santo e o leste e nordeste de Minas Gerais com chuvas mais irregulares. Neste verão, a melhor alternativa para quem gosta de praia é seguir para o norte do Espírito Santo, onde o tempo ficará mais seco e quente. Em São Paulo e no Rio de Janeiro os períodos de clima favorável para aproveitar as praias serão mais curtos.
Região Centro-Oeste: A estiagem deverá ser regionalizada somente no centro e sul de Mato Grosso do Sul. De resto, a expectativa é de muita chuva na região Centro-Oeste.
Região Nordeste: O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis causará problemas para alguns setores agrícolas. Por outro lado, quem quiser aproveitar as praias poderá fazê-lo no leste. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve desces a partir de fevereiro, provocando chuvas fortes desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão. O verão 2009 será parecido com o último no norte da região. No oeste da Bahia e partes do Piauí e Ceará, apesar da irregularidade o setor agrícola não deve enfrentar grandes problemas.
Região Norte: O verão será marcado pelo excesso de chuvas. Por um lado, isso manterá o nível dos principais rios. Por outro, dificultará a produção e o transporte de mercadorias agrícolas do campo para a cidade.