Emater/RS apresenta nova estimativa para a safra de verão no RS

O Rio Grande Do Sul deverá contar com um aumento de 0,6% na área de arroz para a safra 2008/2009.

O Rio Grande Do Sul deverá contar com um aumento de 0,6% na área de arroz para a safra 2008/2009. Já o feijão ocupará 91,9 mil hectares, uma redução de 1,24% em relação á estimativa inicial, porém, ainda maior em 11,52% em relação ao ano passado. A área do milho também foi reavaliada e ficará em –0,68% em relação à expectativa inicial, ficando em 1,396 milhão de hectares. Todavia, a área atual ainda é 0,77% maior que a do ano passado. Os dados constam do Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar.

Arroz

Além do aumento da área também foi identificado que a estimativa inicial de produtividade do arroz foi mantida em 6.546 kg/ha, o que projeta uma produção de 7,043 milhões de toneladas, uma diminuição de 3,85% em relação passada. Na atualidade, a safra 08/09 está com 100% da área plantada e transcorre normalmente, sem problemas relacionados com o clima.

Feijão

A produtividade média da cultura continua estimada em 1.127 kg/ha, o que projeta uma produção total de 92,3 mil toneladas. Uma diferença de mais 21,84% em relação à safra passada. Na atualidade, a safra 08/09 se encontra com 15% de sua área já colhida, apresentando boa qualidade de grão. Aproximadamente 20% das lavouras se encontram em floração. Se as condições de deficiência hídrica persistirem por mais algumas semanas, a produtividade dessas lavouras poderá diminuir, alterando a produtividade média em âmbito estadual.

Milho

A estimativa quanto à produtividade média do milho também foi reavaliada. O levantamento realizado na primeira quinzena de dezembro indica diferenças negativas entre 4% e 25%, nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ijuí, Passo Fundo e Erechim. Estas regiões apresentam o maior número de solicitações de Proagro e onde a estiagem é mais intensa. Porém, devido ao aumento da produtividade esperada nas outras regiões, a produção total estimada para o Estado, ainda é mantida em 5,45 milhões de toneladas. No momento, também no milho, cerca de 20% das lavouras se encontram em fase de floração.

Soja

Na soja, o problema até o momento está relacionado com o plantio. Com as chuvas irregulares ocorridas até o momento, o plantio está atrasado em relação ao ano passado. Hoje, segundo levantamento semanal, o percentual é de 85%, quando o normal seria de 95%.

Na avaliação da diretora Técnica da Emater/RS Águeda Marcei Mezomo as chuvas que ocorreram no final de semana passado, apesar de irregulares, foram bastante satisfatórias no sentido de dar mais umidade ao solo, permitindo a retomada do plantio da soja e recuperando, em parte, o estresse hídrico das lavouras de milho e feijão que se encontram em floração.

– Mesmo assim o Estado deverá ter algumas perdas nas lavouras de verão em função da deficiência hídrica – comentou a diretora.

Números finais

O Estado fechou a safra de trigo com 975 mil hectares plantados. Uma diferença de +14,68% em relação à safra de 2007. A produção ficou, segundo dados da Emater/RS-Ascar, em 2,043 milhões de toneladas. Uma diferença de +18,54% em relação à anterior. Segundo os técnicos, a qualidade do grão, que, em princípio, poderia apresentar problemas também não chegou a níveis alarmantes. Pelo acompanhamento, aproximadamente 40% das lavouras amadureceram e foram colhidas sob más condições. Os 60% restantes ainda apresentaram qualidade de grão satisfatória.

Levantamento completo sobre as culturas estão disponíveis no site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br), na coluna Destaque, no link Informativos. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter