Colheita do arroz no RS está no final

Produtores de arroz já colheram 87% das lavouras no Rio Grande do Sul. Caso o tempo seco persista, colheita deve encerrar no final da semana.

A colheita do arroz no Rio Grande do Sul prossegue acelerada. De acordo com levantamento semanal da Emater, os rizicultores já colheram 87% das lavouras plantadas no estado. Caso o tempo seco e o ritmo de colheita persistam, os produtores devem encerrar a atividade nesta semana, já que os 13% restantes estão maduros.

Outro destaque é a produtividade das lavouras de arroz, que ultrapassa a expectativa dos rizicultores. É possível que as estimativas de produção sejam reajustadas para cima no final da colheita. No entanto, o panorama não é o mesmo para as lavouras de soja plantadas no tarde e a produção de leite. A estiagem afetou o desenvolvimento da soja, que teve vagens com má formação e grãos com baixo peso. Os técnicos da Emater avaliam ter que reduzir as estimativas para a safra. O milho plantado no final de Dezembro e em Janeiro e o feijão safrinha também terão suas produtividades alteradas devido à estiagem.

O cenário não é diferente para a produção de leite. Na região de Santa Rosa, no Noroeste do estado, a produtividade caiu 30% devido à estiagem. A falta de umidade do solo prejudicou o desenvolvimento das pastagens, fazendo com que os agricultores alimentassem os animais com silagem e plantas do milho safrinha. O preparo da terra para o plantio de aveia e azevém também está comprometido.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter