Terminal da Cesa fará primeiro embarque no dia 10

A estrutura da Cesa recebeu investimentos do governo do Estado habilitando-a para realizar o embarque de arroz por via marítima.

O deputado federal Cláudio Diaz (PSDB-RS) anunciou, ontem, a reativação do Terminal da Companhia Estadual de Silo e Armazéns (Cesa), localizado dentro da área do Porto Novo do Rio Grande. A estrutura da Cesa recebeu investimentos do governo do Estado habilitando-a para realizar o embarque de arroz por via marítima.

Segundo o deputado, a reforma viabilizará a primeira grande exportação de arroz, prevista para ocorrer após o dia 10 de maio, envolvendo 8 mil toneladas de arroz para a África. Ainda em maio, acontecerá outro embarque envolvendo 14 mil toneladas.

Diaz observa que a reforma foi solicitada por ele, em entendimento com a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e apoio do governo do Estado.

– A unidade estava desativada, causando prejuízo há vários anos para o Estado – afirma o parlamentar tucano.

– Trata-se de um presente para a orizicultura e, principalmente, para os produtores de arroz que ganham mais um importante espaço portuário para as exportações gaúchas – completa.

Ele ressalta que a Cesa, portanto, surge como uma alternativa para o setor que tinha dificuldades para armazenar os quatro tipos de arroz (branco, parboilizado, quebrado para consumo humano e quebrado destinado à ração animal).

O deputado lembra que o espaço só servia para depósito. Para a reativação, o governo do Estado investiu na modernização, instalou novas esteiras de transporte de grãos e cereais e uma torre de carregamento para 500 toneladas/hora.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter