Aprovado zoneamento agrícola para plantio de arroz e feijão em MT
Na primeira cultura entre os principais elementos climáticos que influenciam o desenvolvimento do cereal citam-se a temperatura do ar, o fotoperíodo e a precipatação pluvial..
A coordenadoria de zoneamento agropecuário aprovou o zoneamento agrícola que identifica áreas e melhor período para plantio de arroz e feijão em Mato Grosso, na safra 2009/10. Na primeira cultura entre os principais elementos climáticos que influenciam o desenvolvimento do cereal citam-se a temperatura do ar, o fotoperíodo e a precipatação pluvial.
Em 2008/09 Mato Grosso cultivou 280,6 mil toneladas de arroz com uma produção de3 803,9 mil toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento, divulgados neste mês.
De feijão o Estado atingiu a marca de 107,2 mil hectares. A produção chegou a 122,5 mil toneladas, de acordo com a Conab. Para a leguminosa, a produtividade é afetada pelas condições climáticas prevalecentes durante o cilco da cultura. A temperatura, precipitação pluvial e radiação solar afetam o desenvolvimento da planta.
As altas temperaturas têm efeito prejudicial sobre o florescimento e a frutificação do feijoeiro e as temperaturas baixas reduzem a produtividade. O feijoeiro é mais suscetível à deficiência hídrica durante a floração e o estádio inicial de formação das vagens. O período mais critico se situa entre 15 dias antes da floração e a floração plena.