Produtos vegetais vão passar a ser monitorados
Técnicos do Ministério da Agricultura vão passar a monitorar produtos vegetais quanto à presença de microbiológicos, como salmonela na pimenta-do-reino e aflatoxinas no arroz.
Entra em operação o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal. Técnicos do Ministério da Agricultura vão passar a monitorar produtos vegetais quanto à presença de microbiológicos, como salmonela na pimenta-do-reino e aflatoxinas no arroz.
A lista de produtos que serão analisados para a verificação da existência de contaminantes prejudiciais à saúde inclui mamão, maçã, abacaxi, alface, amendoim, arroz, banana, batata, castanha-do-brasil, limão, lima, manga, melão, milho morango, pimenta do reino, tomate e uva.
“A partir de agora, o plano irá avaliar os produtos de origem vegetal, o que possibilita monitorar não só a presença de agrotóxicos, como também outros contaminantes em 18 culturas diferentes”, afirma o chefe do Serviço de Controle de Resíduos da Área Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Venâncio.