Preparo antecipado do solo para a safra 2009/10 atinge 41% no RS
Segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), com base na área cultivada da safra 2008/09, o Rio Grande do Sul está com um total de 451.298 hectares da área com preparo do solo antecipado.
O aumento na produtividade do arroz deve-se à conscientização dos produtores sobre as estratégias de manejo que contribuem para um melhor rendimento. O Irga alerta para a semeadura na época correta, como fator importante para aumentar a rentabilidade financeira da lavoura. Além disso, preparar o solo antecipadamente está entre as recomendações para o produtor que quer alcançar maiores índices de produtividade.
Segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), com base na área cultivada da safra 2008/09, o Rio Grande do Sul está com um total de 451.298 hectares da área com preparo do solo antecipado. Para a safra 2009/10, cerca de 41% da área está preparada para o plantio.
Na região da Depressão Central, por exemplo, na safra passada, neste mesmo período, menos de 10% da área estava preparada e hoje são 40,2% da área com preparo do solo antecipado, o que representa 66.428 hectares preparados.
Segundo o coordenador da regional do Irga da Depressão Central, Jaceguay Barros, o avanço deve-se as atividades realizadas pelo Irga em parceria com outras entidades a fim de levar a pesquisa e as informações aos produtores.
– É fundamental que os produtores se conscientizem para a tomada de decisões e que antecipem o preparo do solo para as próximas safras – destaca.
Como o Estado tem um clima instável, a recomendação é iniciar o preparo tão logo seja finalizada a colheita.
A área com preparo do solo antecipado mais avançado é da região da Planície Costeira Externa, com 44,5%, o que significa uma área de 57.476 hectares preparados. Já a Fronteira Oeste tem 138.492 hectares da área preparada, isto é, 43% já concluído. 75.840 hectares estão com preparo de solo antecipado na região da Campanha, correspondendo 43,2% da área. A Planície Costeira Interna está com 41,4% da área preparada, ou seja, 58.934 hectares estão com o preparo antecipado. Com 30% da área preparada está a Zona Sul, sendo 54.128 hectares.
Os agricultores que realizam o preparo antecipado do solo no outono dispõem de mais tempo para realizar as operações. Quem prepara o solo cedo, planta cedo e tem a possibilidade de colher antes e com condições favoráveis a colheita.