Congresso busca aumentar produtividade do arroz
O evento será realizado até sexta-feira, na Fiergs, em Porto Alegre.
nO presidente do Irga, Maurício Fischer, espera 800 participantes, quase o dobro da edição anterior.
Com recorde de 330 trabalhos inscritos e palestrantes internacionais, o 6º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI) começa amanhã, com a proposta de trazer o que existe de mais atual em pesquisas para incrementar a produtividade nas lavouras orizícolas. O evento será realizado até sexta-feira, na Fiergs, em Porto Alegre.
O presidente do Irga, Maurício Fischer, espera 800 participantes, quase o dobro da edição anterior.
– O diferencial do congresso é a apresentação de muitos trabalhos em plenário, o que permite aos pesquisadores a defesa dos projetos.
O evento terá como tema central Estresses e Sustentabilidade: Desafios para a Lavoura Arrozeira. Conforme Fischer, o foco é buscar soluções para proteger a planta durante seu desenvolvimento e garantir maior produtividade.
– No nosso caso, uma das causas são as ondas de frio. E a diferença que isso causa na produtividade é o que queremos eliminar, pois é um limitante.
Entre os destaques da programação estão os painéis dos doutores Rudy Dolferus, da Austrália, Rachid Serraj, das Filipinas, além dos norte-americanos Anna McClung e Merle Anders, do USDA, e de Randall Mutters, da Davis University.
– Cada organizador busca o que há de mais interessante para trazer ao evento – afirma Fischer. O encontro, promovido pelo Irga e pela Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado, ocorre a cada dois anos e o próximo será na Epagri, em Santa Catarina.