Chuva aumenta capacidade de irrigação na fronteira-oeste gaúcha

NULL.

Conforme levantamento da safra divulgado nesta terça-feira, 09/09, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estiagem que
prejudicou culturas como milho e soja, beneficiou os produtores de arroz. Mas, apesar de alta produtividade nas lavouras, a falta de água nos reservatórios é uma preocupação para os produtores de arroz irrigado no sul do país.

Os levantamentos feitos nos últimos meses chegaram a mostrar um déficit hídrico de até 50% em algumas regiões. O Rio Grande do Sul é maior produtor de arroz do Brasil e a região que mais preocupava os técnicos era a fronteira oeste, na divisa com a Argentina.

De acordo com o diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Valmir Menezes, as condições dos mananciais melhoraram após estes últimos dias de chuva.

– Caso de Dom Pedrito que se estimava ter 10% de capacidade de irrigação, hoje se estima estar com cerca de 70%. Isso que esta última chuva caiu apenas cinco milímetros na região da fronteira – comentou. A falta de água nos reservatórios causa problema na safra seguinte, adianta Menezes.

No entanto, a seca, segundo ele, significa mais luminosidade, tem um
impacto melhor no processo de produção.

– Mas, por outro lado tínhamos a questão da Lagoa dos Patos. À medida que não choveu o suficiente nas nascentes dos rios, a água do mar acabou entrando na lagoa deixando com o nível crítico de sal
para a cultura do arroz. Com a retomada da chuva, este sal está indo embora – explica.

Alguns municípios deram início a semeadura (que vai até os primeiros dias de novembro), como Viamão, Santo Antônio da Patrulha, Itaqui e Uruguaiana.Menezes alerta que para os próximos meses choverá mais do que de costume na primavera, segundo a previsão do tempo.

– O que sabemos é que o número dias para serem trabalhados na época de semeadura será menor. Por isso, o agricultor terá que se prevenir em termos de planejamento e organização, aproveitando o máximo o dia de trabalho – completou o diretor técnico do Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter