Irga implantará a Casa do Arrozeiro em Rio Pardo (RS)

Além de Rio Pardo, o escritório atenderá os municípios de Pantano Grande, Passo do Sobrado e a parte norte de Encruzilhada do Sul.

O prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha, assina amanhã, dia do bicentenário do município, o protocolo de doação do terreno onde o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) irá construir a Casa do Arrozeiro. As tratativas se iniciaram em março. Em junho, quando o presidente do Instituto, Maurício Miguel Fischer, e o chefe de Gabinete do órgão, Carlos Rafael Mallmann, estiveram reunidos com o prefeito, foi definido o local para edificação da sede para a implantação de um escritório do Núcleo de Assistência Técnica.

Conforme dados do Irga, Rio Pardo é um dos municípios produtores de arroz de maior expressividade no Rio Grande do Sul, registrando uma produtividade média equivalente a 11% da produção prevista para a regional da Depressão Central. Das 235 lavouras contabilizadas pelo Censo da Lavoura de Arroz Irrigado do Estado, safra 2004/2005, 163 delas se encontram em território rio-pardense. Além de Rio Pardo, o escritório atenderá os municípios de Pantano Grande, Passo do Sobrado e a parte norte de Encruzilhada do Sul.

O prefeito Joni Rocha destaca a importância que a cultura do arroz possui no município, e a necessidade de haver esta parceria para que ações de desenvolvimento sejam realizadas. Segundo Rocha, o incentivo à economia primária sempre foi defendido em seu governo. Somente em 2008, a Prefeitura realizou ações importantes voltadas ao benefício do homem do campo. Como exemplo de algumas delas, estão a entrega de tratores às Associações Pró-Desenvolvimento do interior do município, apoio ao Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, implantação do Projeto Vitamina – que unifica a produção simultânea da fruticultura e do leite – e diversos outros trabalhos que elevam a receita do município.

A partir da assinatura do protocolo de doação, o Instituto Rio Grandense do Arroz dará início ao processo de instalação da Casa do Arrozeiro em Rio Pardo, que funcionará como meio de assistência técnica aos produtores.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter