Conab divulga intenção de safra do arroz

Acompanhe o que diz o relatório sobre a cultura do arroz no 1º Levantamento de Intenção de Plantio da Safra 2009/10.

Situação geral
A lavoura de Arroz vem crescendo em produtividade, embora a expansão da área esteja encontrando dificuldades pela falta de terras apropriadas à cultura e situadas próximas de mananciais suscetíveis a tomadas de água ou derivações para utilização na irrigação, uma vez que a maior parcela da produção vem do arroz irrigado. A safra 2009/10 está na fase inicial de implantação. Na região Centro Sul, teve início a semeadura que deverá se estender até o mês de novembro. Nas demais regiões a semeadura será realizada de novembro a janeiro de 2010.

Área cultivada
A área cultivada com Arroz na safra 2009/10, deve ficar entre 2.887,2 e 2.910,5 mil hectares, variando de -0,7 a -0,1%, ficando próximo da área cultivada na safra 2008/09.

Incrementos/reduções
Um dos fatores pendentes para manutenção da área é a recuperação dos mananciais utilizados para a irrigação, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul. Outra causa é a diminuição da área de arroz de sequeiro do Mato Grosso do Sul (10,1%), Minas Gerais (9,35%) e Mato Grosso (1,25%). As áreas reduzidas serão substituídas por soja.

Sistema de cultivo
O cultivo do arroz irrigado, na sua grande maioria, é feito pelo sistema de Plantio Direto, Cultivo Mínimo e Plantio Pré-germinado. O Plantio Convencional está sendo pouco usado e justifica-se apenas quando as condições climáticas não permitem o preparo antecipado do solo.

Em Santa Catarina predomina o sistema de cultivo em patamares o que favorece o uso das sementes pré-germinadas. Já o arroz de sequeiro utiliza o sistema de Plantio Direto para áreas cultivadas e o plantio convencional para áreas abertas recentemente. Nas regiões Norte e Nordeste o predomínio é do Plantio Convencional tradicional.

Produtividade
A produtividade média nacional esperada para esta safra deve ficar em 4.210 kg/hectare, 3,1% menor que a alcançada na safra 2009/10. A diminuição é considerada normal, porque o incremento da produtividade na safra passada foi conseqüência da produtividade recorde do Rio Grande do Sul, Estado maior produtor de arroz da federação.

Produção
A produção nacional de arroz na safra 2009/10, está estimada entre 12.146,3 e 12.265,2 mil toneladas, decrescendo 3,4% em valores médios.

Estágio da cultura
A área destinada ao arroz irrigado está quase toda preparada para ser semeada, o que já está ocorrendo no Centro-Sul. O clima até o momento foi favorável, pois possibilitou o preparo antecipado do solo e no momento, com as precipitações expressivas, está favorecendo a recuperação dos mananciais utilizados para irrigação. Nas regiões que cultivam arroz de sequeiro a semeadura ainda não começou.

Qualidade do produto a ser colhido
A qualidade do arroz produzido no Brasil geralmente é de excelente qualidade, devido ao uso de variedades pesquisadas não só visando produtividade, mas também o desempenho na cocção. Os grãos do tipo patna, longo fino são os preferidos dos consumidores, o que fez com que os produtores de arroz de sequeiro adotassem variedades com estas características.

O levantamento completo está em:

http://www.conab.gov.br/conabweb/download/safra/1graos_09.10.pdf

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter