Produtividade do RS cai 9% por causa das chuvas, diz Irga

Se for confirmada, a redução de rendimento será de 500 quilos por hectare, o que pode representar 800 mil toneladas a menos na colheita estadual, de acordo com cálculo divulgado pelo Irga, o que resultaria na colheita de 7,2 milhões de toneladas.

A safra gaúcha de arroz deve perder aproximadamente 9% de produtividade em razão das constantes chuvas que prejudicaram o plantio, o manejo da cultura e obrigam agricultores a refazer áreas já semeadas, conforme estimativa divulgada hoje pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Segundo o órgão, dos 731 mil hectares semeados até a semana passada, que representam 70% do total esperado, 88 mil hectares estão alagados.

Se for confirmada, a redução de rendimento será de 500 quilos por hectare, o que pode representar 800 mil toneladas a menos na colheita estadual, de acordo com cálculo divulgado pelo Irga, o que resultaria na colheita de 7,2 milhões de toneladas. A safra ainda ficaria próxima ao esperado pela Conab, que prevê até 7,46 milhões de toneladas.

O rendimento estimado pelo Irga era de 7.200 quilos por hectare na safra 2009/2010, repetindo o recorde do ano passado. O órgão considera pouco provável que, no decorrer do desenvolvimento, a produtividade possa ser recuperada até o mesmo nível obtido no ano passado, porque parte do plantio ocorrerá depois do período ideal. Houve problemas de manejo, como a dificuldade de aplicar ureia no prazo correto, e a necessidade de replantar áreas alagadas. O Irga calcula que 30 mil hectares terão que ser replantados.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter