Chuvas e enxurradas atingem lavouras de arroz na região central do RS

O temporal destruiu estradas, rodovias e a ponte do Rio Jacuí na BR 287. A precipitação já ultrapassou 300mm em algumas localidades.

A chuva que iniciou na tarde de domingo (03) vem causando danos para produtores de arroz do Rio Grande do Sul. A área mais atingida é a Depressão Central. As precipitações deixaram lavouras submersas. Os municípios de Agudo, Candelária, Dona Francisca, Cachoeira do Sul, Restinga Seca e Paraíso do Sul são os mais afetados.

Segundo o coordenador da regional do Irga da Depressão Central, Jaceguay Barros, a maior parte da área de arroz do município de Agudo está alagada.

– Foi a pior enchente dos últimos anos – destacou.

O temporal destruiu estradas, rodovias e a ponte do Rio Jacuí na BR 287. A precipitação já ultrapassou 300mm em algumas localidades.

A enchente no município de Candelária causou danos, mas o nível do rio já baixou. No entanto, a previsão meteorológica alerta para novas tormentas nos próximos dias. De acordo com o presidente do Irga, Maurício Fischer, ainda é cedo para apontar as perdas. Em Rio Pardo choveu cerca de 60mm. Ontem (04), o volume d’água do rio subiu cerca de um metro em Rio Pardo.

A expectativa é que o Rio Pardo, que se encontra com o Rio Jacuí suba cerca de 3 a 4 metros nas próximas 12 horas. A recomendação do agrônomo do Irga de Rio Pardo, José Fernandes, é para que os produtores retirem as bombas de irrigação.

Na região, cerca de 35 mil hectares enfrentam problemas com os alagamentos. Não há confirmação de perdas, pois depende do estádio que está a planta atingida pela enchente, já que a água deverá recuar nos próximos dias.

– Temos áreas que o arroz está em fase reprodutiva e outras áreas estão recém semeadas. As perdas dependem do estádio da planta, do tempo em que a lavoura irá ficar submersa, e da época de plantio – explicou Jaceguay.

Se confirmadas as chuvas nos próximos dias, a estimativa é que a enchente deve permanecer até o próximo final de semana.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter